como foi a descoberta do uso dos metais? Explique
Soluções para a tarefa
Explicação:
O período que chamamos de pré-história é assim nomeado pois por muito tempo entendeu-se que a História era escrita a partir de documentos escritos. Essa visão é bastante questionada pelos historiadores atualmente, pois mesmo as sociedades que antecederam a escrita deixaram rastros de suas formas de vida, como é o caso dos grupos pré-históricos. Por muito tempo considerou-se os homens e mulheres dessas sociedades como primitivos no sentido pejorativo: como inferiores ou desprovidos de pensamento racional. Mas, como se sabe, os homens e mulheres do período pré-históricos desenvolveram diversas técnicas, dominaram a natureza, utilizaram racionalmente o fogo e desenvolveram técnicas para a agricultura. Cabe destacar: foram as sociedades pré-históricas que desenvolveram a tração animal, descobriram a roda, dominaram e utilizaram o fogo. Foram eles também que desenvolveram técnicas de agricultura que permitiram a sedentarização dos grupos humanos.
A pré-história está dividida em três grandes períodos: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, quando os povos eram nômades, viviam da caça e da coleta e dominaram o fogo; o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, quando iniciou-se a agricultura e os povos entraram em processo de sedentarização, e por fim a Idade dos Metais, marcada pelo desenvolvimento da metalurgia, das trocas comerciais e das primeiras cidades.
A metalurgia foi uma atividade de crucial importância para a humanidade. A partir dela foi possível a fabricação de ferramentas e de armas em metais. A Idade dos Metais pode ser subdividida em três períodos: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
A Idade do Cobre foi marcada, como o próprio nome denuncia, pelo uso do Cobre para a produção de ferramentas e armamento. Foi o ponto inicial da Idade dos Metais. Ao passo que os grupos humanos foram dominando novos materiais e novas técnicas, foram tornando-se mais complexas, o que permitiu, por exemplo, a criação de novos grupos sociais, que desenvolviam ofícios como os artesãos.