História, perguntado por mariabarrosma, 1 ano atrás

como foi a crise no Líbano​

Soluções para a tarefa

Respondido por meninomotocross
1

Resposta:

Em julho de 1958, o Líbano estava ameaçado por uma guerra civil entre cristãos maronitas e muçulmanos. As tensões com o Egito tinha escalado anteriormente em 1956, quando o presidente pró-ocidental Camille Chamoun, um cristão, não rompeu relações diplomáticas com as potências ocidentais que atacaram o Egito durante a Crise de Suez, irritando o presidente egípcio, Gamal Abdel Nasser. Estas tensões foram ainda maiores quando Chamoun mostrou proximidade com o Pacto de Bagdá. Nasser considera o Pacto de Bagdá pró-ocidental representava uma ameaça ao nacionalismo árabe

Explicação:

Respondido por joaotureca
0

Resposta

Em julho de 1958, o Líbano estava ameaçado por uma guerra civil entre cristãos maronitas e muçulmanos. As tensões com o Egito tinha escalado anteriormente em 1956, quando o presidente pró-ocidental Camille Chamoun, um cristão, não rompeu relações diplomáticas com as potências ocidentais que atacaram o Egito durante a Crise de Suez, irritando o presidente egípcio, Gamal Abdel Nasser. Estas tensões foram ainda maiores quando Chamoun mostrou proximidade com o Pacto de Bagdá. Nasser considera o Pacto de Bagdá pró-ocidental representava uma ameaça ao nacionalismo árabe. Como resposta, o Egito e a Síria uniram-se na República Árabe Unida (RAU). O primeiro-ministro libanês sunita Rashid Karami apoiou Nasser em 1956 e 1958. Karami formou um governo de reconciliação nacional após a crise de 1958 terminar.

Os muçulmanos libaneses levaram o governo a aderir à recém-criada República Árabe Unida, enquanto os cristãos queriam manter o Líbano alinhado com às potências ocidentais.

o resultado foi : A operação, em conjunto com a renúncia de Chamoun como presidente do Líbano e sua substituição por Fuad Chehab, foi em grande parte um sucesso. A tensão desapareceu e que o governo estava protegido sob uma nova liderança. A operação terminou em 25 de outubro do mesmo ano. Baixas entre os norte-americanos foram extremamente leves, com apenas três soldados mortos em acidentes e um morto por um sniper.

Explicação:

Perguntas interessantes