como foi a baixa idade média e quais são as suas características?
Soluções para a tarefa
A Baixa Idade Média, também conhecida como Idade Média tardia, foi um período que compreendeu do século XIII ao XV. Nele foi presenciado a crise do feudalismo, que se encontrava em transição por conta dos avanços tecnológicos no âmbito da agricultura, como desenvolvimento do arado de ferro com rodas, do moinho hidráulico e a utilização da atrelagem dos animais (bois e cavalos) pelo peito representaram uma evolução agrícola importante, trazendo um aumento significativo na produção dos gêneros agrícolas.
Também houve diminuição do número de guerras, a população sentia mais paz com o fim das Cruzadas. Com o período de paz, foi estimulado um crescimento da população na Europa, porém, tal crescimento foi interrompido no século XIV, com a Peste Negra, que dizimou um terço da população europeia.
Marca também o renascimento comercial e urbano, com o nascimento da burguesia e o êxodo rural, visto que as cidades ofereciam melhores condições de trabalho agora. A gradual desintegração feudal significou uma transformação nas relações de trabalho no campo, e novas atividades surgiram.
Aqui vai alguns dos principais acontecimentos da Baixa Idade Média:
- Cisma entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente (1054).
- O papa Urbano II convoca a Primeira Cruzada com o objetivo de libertar a Terra Santa (1095).
- A Inquisição foi instituída pelo papa Gregório IX (1231).
- Início da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra (1337).
- Chegada dos espanhóis, liderados por Cristóvão Colombo, à América (1492).