como fio a difusao da religiao islamica
Soluções para a tarefa
A crença num Deus único (Alá) e em Maomé, como seu profeta, passou a ser a profissão de fé de uma nova religião que conquistou rapidamente numerosos adeptos.
A nova crença definiu-se como um acto de submissão – Islão em árabe – a Alá, criador e senhor do mundo e da vida. O verdadeiro crente é o muçulmano – termo que em árabe significa submisso – ou seja, aquele que abraça o Islão e o segue fielmente.
Maomé converteu inicialmente seus parentes. Posteriormente, passou a pregar em praça pública, atacando o politeísmo e a idolatria. Assim, tornou-se um homem perigoso para os mercadores de Meca, habituados que estavam às enormes receitas financeiras que o politeísmo, com o culto a Caaba e as frequentes peregrinações, lhe trazia.
Perseguido, Maomé foi obrigado a fugir de Meca para a cidade de Iatreb, que passou a ser chamado de Medina, a Cidade do Profeta. Essa fuga ficou conhecida por Hégira, que significa fuga, e é um acontecimento fundamental da religião islâmica: o ano de 622 passará a marcar o primeiro ano da era islâmica.
Depois de muitos anos de lutas, conquistou Meca, onde quebrou todos os ídolos da Caaba, exceto a pedra negra, símbolo da união dos homens com Deus. Meca foi transformada em uma cidade santa e os muçulmanos passaram a orar voltados para ela. Nos últimos da sua vida, Maomé dedicou-se à pregação da sua religião entre os Árabes que visitavam Caaba.