História, perguntado por gabriel622182, 7 meses atrás

como ficou organizada políticamente a Coreia depois de ser libertada da ocupação Japonesa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por cstephany362
1

                 Ocupação japonesa da Coreia

A Ocupação japonesa da Coreia começou em 1910 após o colapso do Império Coreano e durou até o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. O governo japonês sobre a Coreia foi um processo que, na verdade, começou após a assinatura do Tratado de Ganghwa, de 1876, onde uma coalizão de representantes e autoridades militares, econômicas e do governo Meiji buscaram integrar a Península Coreana política e economicamente ao Império do Japão. Em 1905, é assinado então o Tratado de Eulsa, onde o Império Coreano se tornou um protetorado do Japão. A anexação da Coreia pelos japoneses foi oficialmente firmada no Tratado Japão-Coreia de 1910, que na verdade nunca foi assinado pelo governante coreano, o imperador Gojong.

Os japoneses impuseram um regime de terror na península coreana. Milhares de pessoas foram jogadas em campos de trabalho forçado ou em fábricas, onde trabalhavam em condições análogas a escravidão. Foi imposto também uma série de leis que visavam suprimir a cultura coreana e iniciar um processo de assimilação forçada. A língua coreana, por exemplo, foi banida, a literatura e canções nacionais foram proibidas e, posteriormente, sob a lei Sōshi-kaimei, nomes de origem coreana foram barrados, com as famílias sendo obrigadas a darem aos seus filhos nomes de origem japonesa. Embora houvesse resistência, a repressão cultural e a brutalização da população nativa coreana pelas mãos dos japoneses persistiu por três décadas e meia. Durante a Guerra do Pacífico (1941-1945), coreanos foram enviados para trabalhar (como escravos) nas nações ocupadas pelo exército imperial japonês, ao mesmo tempo que milhares de mulheres (incluindo crianças) foram forçadas pelos japoneses a prostituição (as chamadas "mulheres de conforto"). Embora, posteriormente, o governo do Japão tenha pedido desculpas pelos seus crimes na Coreia, ainda há nítidas sequelas e a relação entre os dois países no século XXI, ainda que siga amigável e cooperativa, permanece meio tensa, ao menos socialmente falando.

A administração japonesa da Península Coreana foi dirigida pelo chamado Governo-Central. Quando os japoneses se renderam aos Aliados, em 1945, a Coreia foi dividida em duas, com dois sistemas político-econômicos distintos para cada: o Norte comunista, sob influência soviética, e o Sul capitalista, sob influência estadunidense.

O governo imperial japonês sobre a Coreia acabou em 1945, quando tropas dos Estados Unidos e da União Soviética invadiram a península pelo sul e pelo norte, respectivamente, e ocuparam militarmente a região. Em 1965, todos os chamados 'tratados desiguais' assinados entre a Coreia e o Japão Imperial, especialmente aqueles firmados em 1905 e 1910, foram declarados ilegais e, consequentemente, nulos. Um novo tratado de cooperação e boa relação foi assinado entre o Japão e a Coreia do Sul, ainda em 1965.

A industrialização da península coreana começou durante a Dinastia Joseon (através da Reforma Gwangmu, imposta pelo imperador Gojong), quando o país ainda era independente,mas foi acelerada durante a ocupação japonesa. Os japoneses, contudo, não tinham qualquer interesse em distribuir de forma justa os frutos das reformas econômicas, levando quase todo o resultado do potencial industrial e de agricultura coreana de volta para o Japão, para benefício de sua própria economia.O povo coreano sofreu, forçado a escravidão em seu próprio país, marginalizado, e tendo que ver sua cultura e história serem reprimidas e seus recursos naturais sendo explorados por uma nação estrangeira, com repercussões políticas negativas atingindo as Coreias até os dias atuais, causando muita controvérsia.

Se n for isso me desculpe:)


gabriel622182: eu queria saber como fico a política da Coreia depois da ocupação Japonesa
cstephany362: Eu queria saber que horas vou almoçar
gabriel622182: q?
Perguntas interessantes