Como ficou conhecido o principal plano de governo de João Goulart direcionado às camadas mais pobres e setores médios: (0,5)
a- Plano trienal
b- 50 anos em 5
c- Reformas de base
d- Política de Desenvolvimento Nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diante de um cenário econômico que apresentava perceptíveis dificuldades no gerenciamento das contas públicas e dos contratos externos, foi anunciada, em 30 de dezembro de 1962, a adoção de um novo modelo geral de orientação da política econômica do governo. Elaborado pela equipe chefiada pelo ministro extraordinário do Planejamento, o economista Celso Furtado, o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social procurou estabelecer regras e instrumentos rígidos para o controle do déficit público e refreamento do crescimento inflacionário. No diagnóstico apresentado e na terapêutica proposta, as linhas-mestras do plano estão muito mais próximas do receituário ortodoxo acerca do controle inflacionário do que das interpretações alternativas da escola cepalina, da qual Furtado era um dos mais notáveis representantes.
Para muitos analistas, este aparente paradoxo pode ser entendido a partir da compreensão dos nexos conjunturais que associam a formulação do Plano Trienal ao cenário político do fim do período parlamentarista. Segundo estas interpretações, com a divulgação de um detalhado e ambicioso plano econômico a menos de uma semana da realização do plebiscito sobre o sistema de governo, Goulart estaria tanto contornando resistências (ao evidenciar que suas propostas não correspondiam a uma radical alteração no padrão de condução da política econômica brasileira) como também reivindicando condições políticas ideais para a implementação destas propostas.