Artes, perguntado por suaneluiza98, 10 meses atrás

como ficou conhecido o período cinquecento do século XVI?

Me ajudem prfvr​

Soluções para a tarefa

Respondido por NakanoMiku8
3

Cinquecento

O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500, e por isso recebe esse nome.

Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras.

Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Destacam-se os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo e na literatura, Erasmo de Roterdã e Nicolau Maquiavel.

Note que, nesse período, o movimento renascentista começa a entrar em decadência e já começam a surgir obras no estilo maneirista e barroco.

Respondido por alanamoutinho127
1

Milénios: primeiro milénio d.C. - segundo milénio d.C. - terceiro milênio d.C.

Séculos: Século XV - Século XVI - Século XVII

O Século XVI começou no calendário Juliano no ano 1501 e terminou no calendário Juliano e Gregoriano no ano 1600.[1] Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs.

Durante o século XVI Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. Grandes porções do Novo Mundo tornaram-se colônias portuguesas e espanholas, e enquanto os portugueses se tornaram os mestres das rotas asiáticas e africanas de comércio marítimo, os espanhóis abriram rotas comerciais através do Oceano Pacífico, ligando o continente americano ao asiático.

Esta era do colonialismo estabeleceu o mercantilismo como a principal doutrina econômica, onde o sistema econômico era visto por uma balança em que o ganho de alguém significaria sempre a perda para outrem.[2] A doutrina mercantilista encorajou as principais guerras europeias que surgiriam e até certo ponto deu ímpeto à necessidade de expansão europeia pelo mundo, que culminaria no imperialismo em escala mundial dos séculos XVIII, XIX e XX.

Na Europa, a Reforma Protestante desfere um grande golpe na autoridade do papado e da Igreja Católica Romana. As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a Guerra dos Trinta Anos que surgiria no final do século. Na Itália, Luca Pacioli publica o primeiro trabalho sobre contabilidade e Galileo Galilei inventa o primeiro termômetro. Na Inglaterra, o italiano Alberico Gentili escreve o primeiro livro de direito internacional publico e divide secularismo de lei canônica e da teologia católica romana.

No médio oriente o Império Otomano continuou a expandir-se, com o Sultão assumindo o título de Califa, enquanto lidava com uma Pérsia que crescia. A Pérsia e o Iraque foram apanhados pela popularidade do setor Shiita do Islamismo sob a direção da Dinastia Safávida, lançando assim as bases para uma Pérsia independente da maioria sunita muçulmana no mundo.

A China evacuou as áreas costeiras devido à pirataria japonesa. Nesta altura, o Japão sofria com uma severa guerra civil.

Akbar, Imperador Mughal, expandiu o poder do Império Mughal para cobrir a maior parte do sub continente do sul asiático. Este império influenciou significativamente a arte e a cultura na região.

Copérnico propôs um universo heliocêntrico, ideia que foi recebida pela comunidade europeia com forte resistência, e Tycho Brahe refutou a teoria das esferas celestiais através da observação e medição de uma super-nova em 1572. Estes eventos desafiavam directamente a ideia antiga de um universo imutável de Ptolomeu e Aristóteles, e levou a grandes revoluções na astronomia e na ciência.

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes