Ed. Física, perguntado por equipesograve, 7 meses atrás

como ficou caracterizada a república oligarquica​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinapaula11m
1

Resposta:

A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o “voto de cabresto” e o “clientelismo”, típicos de um fenômeno maior conhecido como:  

a) anarquismo.  

b) coronelismo.  

c) fascismo.  

d) peronismo.  

e) absolutismo.

Explicação:

O coronelismo foi um fenômeno sociopolítico típico das regiões do sertão do Brasil na época da República Oligárquica. Os chamados “coronéis” eram chefes políticos locais, geralmente latifundiários, que estabeleciam uma relação de favores e dependência com a população local. Essa população acabava formando o “curral eleitoral”, isto é, as pessoas eram obrigadas a votar no “coronel”, haja vista que eram forçadas a declarar o voto.

Texto sobre Oligarquica

A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo.  

Os presidentes desta época foram eleitos, na maioria das vezes, pelo Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.  

A partir dos anos 30, alguns historiadores chamam esta fase de Primeira República, República dos Coronéis ou República do Café com leite e ainda, República Velha.

No Brasil, o período é identificado quando as oligarquias rurais dominavam o cenário político brasileiro.  

Normalmente, os presidentes eleitos eram do Partido Republicano Paulista (PRP), do Partido Republicano Mineiro (PRM). Esta prática era denominada política do café-com-leite em alusão as maiores riquezas geradas por estes dois estados.

Também o Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) teve importante papel nesta época. Este partido buscava desequilibrar a balança entre esses dois estados, porém defendendo a oligarquia rural e as classes urbanas gaúchas.  

Importante ressaltar que, nesta época, não existiam partidos políticos nacionais como atualmente e sim, partidos estaduais.  

A exceção era o Partido Republicano Conservador (PRC) com partidários no Rio Grande do Sul e nos estados do nordeste.  

Apesar de não ter conseguido eleger nenhum presidente, este partido tinha no senador gaúcho Pinheiro Machado seu grande representante na política brasileira.  

O primeiro presidente civil eleito, após Marechal Floriano Peixoto, foi Prudente de Morais, apoiado pela oligarquia cafeeira paulista.  

Seu mandato durou de 1894 a 1898 quando foi substituído pelo também paulista Campos Salles, do Partido Republicano Paulista.

Perguntas interessantes