como ficou a URSS pós-segunda Guerra Mundial
Soluções para a tarefa
Durante algumas décadas após a Segunda Guerra Mundial, mesmo sob a ameaça constante imposta pela Guerra Fria, a União Soviética viveu períodos de expansão econômica e melhora na qualidade de vida de seus cidadãos.
O modelo planificado de economia, contudo, iniciou os anos 1980 em crise. Além das dificuldades econômicas, o governo soviético sofreria tanto uma série de pressões internas, como também externas.
São exemplos externos as dificuldades impostas pela guerra no Afeganistão, e a política externa agressiva dos governos de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, e Margaret Thatcher, na Inglaterra.
O último líder soviético, Mikhail Gorbatchev, assumiu o cargo de secretário-geral do PCUS e tentou implantar políticas que recuperassem a URSS, como a perestroika (reconstrução econômica) e a glasnost (transparência política).
Sem que suas políticas surtissem os efeitos desejados e sem apoio, setores do PCUS tentam tomar o poder através de um golpe, mas que também fracassa.
Diante da intensificação da crise política, ao longo de 1991 diversos Estados que formavam a URSS se declaram independentes, e em dezembro daquele ano a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é oficialmente dissolvida.