História, perguntado por ad1925613, 11 meses atrás

Como ficou a situação econômica do Brasil no governo de Juscelino Kubitschek?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabii2006
5

Resposta:

Internamente conseguiu agradar os militares com aumentos de salário e compra de equipamentos. Para a burguesia, abriu linhas de crédito e garantiu espaço no mercado interno para suas mercadorias. No caso dos latifundiários, também garantiu financiamentos e preços condizentes com o lucro que pretendiam. Aos trabalhadores, o trabalho nas indústrias garantia emprego e salário.

Nas relações externas, JK soube se aproveitar do bom momento econômico do capitalismo ocidental, garantindo que houvesse uma grande quantidade de investimento de capital estrangeiro no Brasil.

Entretanto, a mais conhecida ação de JK foi a construção de Brasília. O objetivo era realizar uma pretensão que datava desde o início da República: levar a capital para o interior do país. Com tal medida, pretendia-se estimular também o povoamento do sertão e ligar as diversas regiões brasileiras. A construção de Brasília consumiu uma enorme quantidade de dinheiro e força de trabalho. Em cinco anos, foi erguida uma cidade planejada e urbanizada. Inaugurada em 21 de abril de 1960 e apesar de toda sua beleza arquitetônica, milhares de trabalhadores morreram na construção, vítimas principalmente de seu ritmo de trabalho acelerado.

As ações de JK tiveram, porém, um custo. Ao final de seu governo, uma enorme inflação atingiu a economia brasileira. Apesar de ter feito acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para controlar a inflação, através do corte de gastos e redução de investimentos, o descontentamento da classe dominante com as medidas fez com que JK rompesse o acordo e deixasse o problema de controle da inflação ao seu sucessor.

Respondido por vidalelaine982
0

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu num sei 7w7

Perguntas interessantes