como ficou a situação da política e do esporte com a pandemia atualmente ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pandemia da COVID-19, como sabemos, des- atou não apenas uma crise sanitária senão tam- bém uma crise social e econômica global, da qual o esporte, a atividade física e a educação física, foram particularmente atingidas.
Como consequência do momento que vive a hu- manidade, eventos esportivos nacionais e inter- nacionais tiveram que ser suspensos. Em muitos países da Ibero-América as atividades esportivas dos cidadãos foram restritas, por momentos al- guns centros esportivos foram adaptados, como hospitais improvisados e, vários atletas e pessoal técnico esportivo perderam seus empregos.
Além disso, como qualquer crise, esta mostra tam- bém com clareza os viesses e as desigualdades estruturais, que afetam, em particular as popu- lações tradicionalmente excluídas e especialmen- te em condições vulneráveis.
A pandemia implicou tomar decisões radicais, como por exemplo, o adiamento dos Jogos Olím- picos e Paraolímpicos de Tóquio, mas também ressaltou a importância que tem a atividade física e do esporte nos nossos países e para a sociedade.
Governos, organizações internacionais, ligas, clu- bes, inclusive esportistas profissionais e treinado- res/as, fizeram um apelo especial para promover a atividade física durante os momentos mais estri- tos do confinamento.
Diferentes estratégias criativas online surgiram para que as pessoas cuidem sua saúde física, mental e emocional. Por sua vez, países da região que decretaram confinamentos absolutos, incluí-
Prólogo
ram a realização de atividades físicas ao ar livre, como uma das excepções, aplicando protocolos de cuidado.
Toda essa situação supõe um enorme desafio para os governos, que exigiu planos de contingência ur- gente adaptados à mutante situação da pande- mia. Neste entorno, para fins de maio de 2019, a UNESCO, o Conselho Ibero-Americano do Espor- te (CID) e a SEGIB, organizaram a 1a Conferência de Ministras/os e Altas Autoridades do Esporte em Ibero-América: O Esporte em Tempos de Pande- mia. O objetivo desta primeira conferência, desen- volvida de forma virtual, foi criar um espaço onde os governos da região, compartilharam, junto com organismos internacionais e organizações esporti- vas, seus planos de ações em matéria de política de esportes diante a pandemia e, da mesma forma, coordenar estratégias de colaboração conjuntas.
Nessa oportunidade, os governos insistiram no chamado à cooperação internacional, propondo mais espaço de intercambio. Além disso, troca- ram experiencias para gerar insumos que permi- tam tomar melhores decisões diante a pandemia na situação presente e futura.
Diante este chamado por parte dos representan- tes governamentais dos países da Ibero-América, da UNESCO e do Conselho Ibero-americano do Esporte (CID), com espirito colaborativo e vontade de seguir promovendo o esporte e sua importân- cia para a convivência e o desenvolvimento sus- tentável no marco da Agenda 2030 e o Plano de Ação de Kazan , foi decidido oferecer um insumo técnico dirigido a informar e fortalecer as políticas do esporte, durante e depois da pandemia.
Explicação: se quiser saber tem no site do gov uma pasta falando sobre tudo que você precisa pra fazer uma redação sobre.