Como ficou a força de Trabalho no seculo XV?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Trabalho nos primeiros tempos do Brasil Colonial, as grandes navegações, mercantilismo comercial, os escravos nos engenhos, período colonial brasileiro.
No final do século XV iniciou-se o que ficou conhecido na história como “as grandes navegações”. Por que foram chamadas de grandes navegações? Porque estas consistiam em realizar a navegação em alto-mar, Oceano Atlântico adentro, no caso de Cristóvão Colombo, realizar uma volta no globo e assim chegar as Índias, provando com isso que a Terra era redonda. Porém este acabou por encontrar um novo continente, que ficou conhecido como “Novo Mundo”. Colombo morreu sem saber tê-lo descoberto, sendo deixado para Américo Vespúcio todas as honrarias, inclusive em sua homenagem foi dado o nome ao novo continente de “América”.
Mas o que impulsionou a realização destas grandes navegações? A Europa estava vivendo uma fase que ficou conhecida como mercantilismo comercial, segundo muitos, uma fase necessária para acumulação de capital para instauração posterior do sistema capitalista. O Mercantilismo tinha algumas regras, a principal delas era sempre manter a balança comercial favorável, objetivando o acúmulo de metais preciosos. Estes podiam ser obtidos não somente com o comércio, mas também com a extração destes de minas em seu próprio território ou nos territórios de suas colônias. Daí a importância de lançar mão das grandes navegações, em busca de encontrar territórios que pudessem ser explorados economicamente, onde existissem minas, ou se não, onde se pudesse extrair produtos naturais para serem vendidos para outros países europeus e assim acumular os metais preciosos.