como ficaram a posse da terra e a estrutura social após a crise de genos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O genos (plural gene) era um tipo de organização social da Grécia Antiga, durante o período homérico. Eram uma espécie de clãs ou grandes familias. Cada genos era chefiado pelo homem mais velho (patriarcas) e o poder era passado do pai para o filho primogênito. Tal organização surgiu na região da Grécia Antiga, logo após o evento denominado 1ª Diáspora Grega.
A propriedade nos gene era comunal, ou seja, coletiva: plantavam e colhiam em conjunto. No entanto, passados três séculos, os genos entraram em colapso, pois a população cresceu e não havia terras cultiváveis para todos. Assim, com a explosão demográfica, pensou-se em explorar mais regiões (2ª Diáspora Grega), sem sucesso. Como solução, determinou-se que as terras passariam a ter posse privada (pelos descendentes diretos dos chefes dos antigos genos). A coletividade consequentemente acabou e os níveis de desigualdade social apareceram.
Como forma mais eficiente para organizar a sociedade grega, surgiram as cidades-Estados, ou pólis, cujos principais exemplos são Atenas e Esparta