História, perguntado por tatianeflorenti, 1 ano atrás

Como fica a Situaçao do brasil no ano de 1963 sob a liderança de jango.

Soluções para a tarefa

Respondido por katharinab
7
Jango se encontrava numa visita oficial à China comunista quando Jânio Quadros renunciou. Devido às pressões do militares, da UDN e de parcelas da sociedade, como a classe média e alta, que se opunham à posse de João Goulart, o Congresso Nacional aprovou o parlamentarismo como sistema de governo. No sistema parlamentar o chefe do estado (presidente) não governa diretamente o país; quem faz isso é o primeiro-ministro. Tancredo Neves assumiu o poder como primeiro-ministro em 1961. Esse sistema teve vida breve. Em 1963 , realizou-se um plebiscito que devolvel os poderes de presidente a Jango.
Ao reassumir o poder, Jango elaborou o Plano Trienal, que tinha como objetivo resolver os problemas nacionais, como a inflação, a estagnação do desenvolvimento econômico e as más condições de vida dos trabalhadores rurais e da população carente das cidades.
Esse plano estabelecia as chamadas Reformas de Base: as modificações seriam profundas, os velhos sistemas que sempre beneficiaram aos que tinham muito seriam revistos, e a exploração diminuiria. Entre as medidas propostas, destacamos as reformas agrárias, tributária, eleitoral e do sistema bancário.
As reformas propostas também englobaram sentimentos nacionalistas e propunham que as multinacionais investissem no Brasil mesmo uma parte dos lucros obtidos, em vez de enviar para fora do país os milhões de dólares conseguidos com a exploração da mão de obra nacional.
As intenções de Jango desagradaram à elite. Os banqueiros, industriais, proprietários de terras e grandes comerciantes se sentiram prejudicados, principalmente com as propostas de reformas agrárias, bancária e tributária, e começaram a tramar contra o presidente. Houve grande mobilização a favor das reformas de base, todavia, a classe dominante não permitiria que seus interesses fossem ameaçados. Diariamente a UDN, liderança de Carlos Lacerda, criticava o presidente afirmando que o mesmo não tinha firmeza e equilíbrio para lidar com a situação, em especial os movimentos favoráveis ao comunismo. A classe média também se sentia assustada diante da situação que o país passava.
A situação do país era caótica: interesses opostos de patrões e empregados, greves, passeatas, ideologias conflitantes, militares desconfiados, sindicatos e estudantes em campanhas de aliciamento, comícios, etc. Foi nesse clima de agitação que ocorreu a derrubada de João Goulart da presidência da República, fato que marcou o início dos governos militares (ditadura), em 31 de Março de 1964.

Perdoa o texto enorme, meu objetivo é ajudar e espero ter conseguido. Bons estudos!.
Perguntas interessantes