História, perguntado por WellingtonCastro6075, 11 meses atrás

como Fernand braudel estabeleceu as duracoes do tempo historico?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mariajosee1
0

1Apresentemos de imediato nossa hipótese principal: a geografia possui papel epistemológico primordial na elaboração e no desenvolvimento das principais inovações que caracterizam a escrita histórica braudeliana. Se a historiografia dedicada a Braudel tem obscurecido ou negligenciado este ponto, esta investigação pretende contribuir para problematizá-lo, tornando-o mais visível.

1 A edição em espanhol da Fondo de Cultura Económicatraduziu este título como La influencia del medi (...)

2No universo braudeliano, a fertilidade do encontro entre a Geografia e a História tem um de seus pontos altos na seção de abertura de La Méditerranée et le monde méditerranéen à l’époque de Philippe II, a tão famosa e debatida La part du milieu 1 (BRAUDEL, 1949). Incentivado por Febvre a escrevê-la, já em sua prova de fogo inicial mostrou sua face polêmica quando, na cerimônia de defesa da tese de doutorado, recebeu a reprovação de Gaston Zellner: Braudel havia sido geógrafo demais e historiador de menos (cf. DAIX, 1999:267 [1995]). Essa seria a primeira das muitas críticas recebidas por conta de sua aproximação com a Geografia. Talvez possamos alegar, a título de sugestão, que parte das censuras endereçadas a Braudel tem como raiz, exatamente, a incompreensão do lugar adquirido pela Geografia em sua concepção de História.

3Sigamos diretamente a La Méditerranée. Mais precisamente, ao prólogo da primeira edição francesa de 1949, momento privilegiado em que Braudel expõe alguns elementos de método e explica o desenho da obra — ele praticamente não o fará durante as quase duas mil páginas de texto. Que nos seja permitido reapresentar aquelas que são, provavelmente, as mais belas e conhecidas deste livro:

Perguntas interessantes