como fazer uma redação nota 1000
Soluções para a tarefa
Resposta:
Competência Redação Enem 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Essa competência avalia os aspectos básicos da língua portuguesa, como a maneira correta de escrever as palavras, o emprego correto das expressões, etc. Nessa correção, o candidato recebe uma avaliação que sinaliza o conhecimento das regras básicas de português. É fundamental que o candidato conheça as diferenças entre a linguagem oral e escrita para se sair bem nessa avaliação.
Competência 2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A descrição da competência 2 é grande, então vamos separar ela em duas partes principais. Primeiro, ela avalia a compreensão da proposta da redação do Enem, ou seja, ela verifica se o candidato conseguiu ser fiel ao tema. Ser fiel ao tema significa escrever sobre o assunto proposto sem perder o foco. Por exemplo, se o texto é sobre o desarmamento, o centro da sua redação não pode ser outra coisa senão o desarmamento. É comum que muitos candidatos fujam do tema e acabem falando mais sobre outros aspectos relacionados ao tema do que sobre o próprio tema em si. A capacidade de ser fiel ao tema é muito importante para uma boa redação, e é por isso que existe essa competência.
O outro aspecto abordado por essa competência é a argumentação utilizada. Um texto dissertativo argumentativo utiliza a argumentação como base para defender uma ideia, então você precisa convencer o leitor por meio de comparações, conceitos, exemplos, etc., mostrando que você tem conhecimento para discorrer sobre o tema e apresentar uma conclusão coerente e fundamentada.
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Essa competência avalia de uma forma geral a organização do seu texto e a utilização correta das conjunções (mas, porém, pois, porque, etc.), que são os termos responsáveis por conectar as frases e uni-las de forma coerente. A maneira como você organiza e concatena as ideias também é fundamental para a correta interpretação do texto, por isso que essa competência é tão importante de ser verificada nos candidatos. Toda escrita precisa refletir corretamente o que pensamos, traduzindo nossos pensamentos de forma que o leitor consiga facilmente compreender nosso ponto de vista.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
A competência 4 está um pouco relacionada com a competência 3, mas nesse caso o ponto central avaliado é o sequenciamento das ideias: a relação entre as frases e os parágrafos. Ao se escrever uma redação, é preciso saber o momento certo de se terminar um parágrafo e de se começar outro, bem como o momento certo de se terminar uma frase e de se começar outra. Além disso, cada frase precisa estar inserida corretamente no contexto do seu respectivo parágrafo, para não prejudicar a lógica do texto e a linha de pensamento.
Competência 5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essa competência, antes de tudo, já deixa claro a importância de se considerar e valorizar as diferenças culturais e sociais. Isso significa que você não deve se restringir a uma cultura ou sociedade manifestando parcialidade que induza ao preconceito, à segregação ou ao menosprezo. Não pense em fazer uma redação para o Enem sem considerar a diversidade cultural e social.
Com base nesse critério, o que os corretores do Enem esperam da sua redação na competência 5 é que a conclusão traga uma solução para o problema que foi exposto na proposta do tema. Para tanto, é preciso ser coerente com o que já foi mencionado ao longo do texto. Você precisa, ao longo da redação, direcionar o leitor para uma linha de raciocínio que culmine na solução e conclusão do tema, deixando claro a sua posição sobre o assunto.
Explicação: