como fazer uma planta baixa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Planta baixa é o desenho de uma construção que específica o posicionamento e tamanho de cada ambiente em uma área. Em geral, ela é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso.
Desenhar planta baixa é uma das primeiras lições práticas da faculdade de arquitetura, e também o pesadelo de muitos alunos. Lidar com os materiais, a escala, a cotagem e outros detalhes é desafiador no começo, mas com treino e prática é possível criar plantas incríveis.
Para te dar aquela motivação, preparamos um conteúdo especial. No post de hoje, você vai conhecer o conceito de planta baixa, os 7 passos essenciais para criar o desenho e os melhores programas do mercado. Preparado? Então, vamos lá!
O que é planta baixa?
Planta baixa é um desenho técnico de uma construção que se dá a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso. Explicando de maneira mais simples, é como se tirássemos a cobertura de uma construção e observássemos os cômodos de cima.
É na planta baixa que o arquiteto ou design de interiores mostra para o cliente e pessoas envolvidas no projeto o que irá ser feito. Uma planta baixa contém todos os espaços definidos em determinado projeto, como sala, banheiro, cozinha, quarto, etc.
Basicamente, o desenho deve conter:
Paredes (comprimento e espessura)
Aberturas (portas e janelas)
Definição dos espaços
Nível da construção
Cotagem
Detalhes de componentes hidráulicos e elétricos
Móveis
Além da planta baixa “tradicional”, uma outra opção é a planta baixa humanizada.
A planta baixa humanizada tem como característica o fato de apresentar desenhos coloridos, com luz, efeitos e texturização.
A ideia desse tipo de planta baixa é facilitar a compreensão do cliente sobre o projeto, afinal, muitas vezes, não é fácil para quem é leigo no assunto olhar a planta baixa original e entender o que será feito.
Ela é usada principalmente por construtoras.
Veja quais são os componentes que devem ser destacados em uma planta baixa humanizada:
Cores;
Componentes de mobiliário;
Texturização;
Luz;
Paisagismo;
Em alguns casos, até figuras humanas
Explicação:
Espero ter ajudado!