Administração, perguntado por rhay9090, 9 meses atrás

como fazer uma analise de risco?

Soluções para a tarefa

Respondido por srcorujal
0

A importância da análise de risco

1. Determine a situação a ser analisada

Uma análise de riscos é sempre feita a respeito de uma situação específica. Você não pode fazer uma única análise para várias decisões ou para atividades diferentes.

Imagine, por exemplo, uma empresa que está passando por uma reestruturação ou por um reposicionamento. Incontáveis mudanças estão em jogo aqui — cada uma com suas próprias consequências. Assim, é necessário desmembrar o processo nas diferentes ações que o compõem, a fim de avaliar os riscos de cada uma.

Como fazer Análise de Riscos

2. Defina os possíveis resultados negativos da situação elencada

Como já vimos, qualquer situação tem um risco inerente (ou mais de um). No item anterior, citamos alguns exemplos. Nessa etapa, você deve fazer a mesma coisa: em relação à situação analisada, pergunte-se: o que pode dar errado?

Muitas pessoas que trabalham na área de gerenciamento de projetos também falam em riscos positivos, um assunto que vamos abordar novamente ao longo do texto. Se você quiser incluí-los em sua análise, a pergunta será um pouco diferente: quais são as possíveis consequências positivas, que não constituem um objetivo primário (ou não fazem parte do planejamento), mas poderiam surgir durante o processo?

3. Estipule o grau de cada risco

Até aqui, você já levantou os possíveis riscos. Agora, é hora de determinar o grau de cada um. Existe uma fórmula matemática para isso: calcule a probabilidade de ocorrência vezes a gravidade do resultado. Cada um desses fatores é representado por um número, dentro de uma escala (por exemplo, 1 – 3 – 5).

Essa técnica permite priorizar as ações para riscos de alto grau — aqueles que têm alta probabilidade de ocorrer e, ao mesmo tempo, geram resultados mais graves. Enquanto isso, os riscos que dificilmente vão acontecer, e aqueles que geram resultados de baixa gravidade, podem ser analisados posteriormente.

4. Defina suas estratégias

Finalmente, é hora de definir o que você vai fazer a respeito do risco identificado. Tradicionalmente, o mundo da gestão reconhece cinco tipos de estratégias: aceitar, evitar, transferir, mitigar e explorar. Veja cada uma delas em detalhes

Perguntas interessantes
Matemática, 7 meses atrás