Como fazer um texto descritivo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Descrição exata e precisa do objeto ou ser;
Maior aproximação possível da realidade;
Isenta de opiniões e duplos sentidos;
Descrição de aspectos físicos;
Utilização de uma linguagem clara, direta e realista;
Utilização de uma linguagem denotativa;
Descrição que torna o texto mais verídico.
Explicação:
Fui a primeira responder ok
Resposta:
Características do texto descritivo
Algumas particularidades diferenciam o texto descritivo dos demais. A utilização de muitos substantivos, adjetivos e locuções adjetivas, que ajudam o leitor a ter uma ideia exata do que está sendo detalhado são alguns exemplos.
Outra característica é o uso de verbos de estado, como ser, estar, permanecer, parecer, ficar, continuar, entre outros. Além disso, a linguagem é sempre dinâmica e clara, com uso também de figuras de linguagem, comparações e enumerações.
Nesse tipo de texto também são pontuados detalhes físicos, como altura, textura, peso, comprimento, dimensões, clima, função, como também aspectos psicológicos e comportamentais, como personalidade, caráter e humor.
Quando se descreve objetos, por exemplo, é feita uma descrição física, mas pode ser também sensorial, relacionada ao tato e olfato. No caso dos pormenores de um local, além das características físicas, podem ser detalhados o ambiente econômico, político ou social. Já no caso de texto descritivo sobre pessoas, é possível retratar tanto os detalhes físicos, como os psicológicos.
No texto descritivo, o autor relata com riqueza de detalhes um local, pessoa, animal, objeto ou acontecimento.
Ex.:
“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.”
(O Primo Basílio, Eça de Queiroz)
Explicação:
Estrutura do texto descritivo
A estrutura de um texto é composta de três partes:
Introdução: é a primeira parte do texto, quando o autor apresenta o que será descrito.
Desenvolvimento: nesse momento, como o próprio nome diz, a descrição se desenvolve, com detalhes pormenorizados.
Conclusão: é a última parte e encerra a descrição do objeto, pessoa, lugar ou situação abordada.