Como fazer um resumo sobre "evasão escolar no Brasil do século XXI.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diante das grandes temáticas que assolam o século XXI, o questão da evasão escolar e a realidade brasileira tomou proporções ostensivas, consolidou-se e permaneceu forte. Um breve olhar sobre a realidade do país evidencia que há uma parcela significativa de adolescentes entre 15 e 17 anos que deixaram os estudos. Nessa lógica, torna-se relevante analisar quais os fatores levam ao abandono escolar e pautar as medidas a serem seguidas, a fim de reverter esse cenário.
É necessário, em um primeiro olhar, compreender que a precariedade do sistema educacional brasileiro pode contribuir para o aumento no número de jovens que abandonam as escolas. Paulo Freire afirma, em sua obra “pedagogia do oprimido”, que o principal papel da escola é de promover a cidadania, vinculando o conhecimento ao mundo real. Seguindo essa linha de pensamento, pode-se encaixar a teoria do educador na falta de interesse dos indivíduos pela escola, uma vez que a forma petrificada e ultrapassada na qual o educador transmite seus conhecimentos, não atende as necessidades reais dos estudantes do século XXI, levando-os, então, ao abandono educacional. Nota-se, então, que há a falta de estímulo da própria instituição para fazer com que o estudante tenha contato e, ao mesmo tempo, prazer com as disciplinas ofertadas durante o período escolar.
Outrossim, destaca-se a questão social como outro impulsionador do problema. Isso ocorre porque há a necessidade, por parte de alguns jovens, de entrar no mercado de trabalho, uma vez que sua família depende da renda deste indivíduo. Sendo assim, é válido pontuar que, em detrimento do trabalho, a escola é colocada em um segundo plano, levando, assim, à evasão escolar. Nelson Mandela, ao afirmar que “a educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal”, alerta sobre os impactos causados aos indivíduos que se recusam a participar do processo educacional, ou seja, ao se isentar da educação, o indivíduo torna-se suscetível a criminalidade, além de condições de vida, como saúde e moradia, agravados.
Há, nessa discussão, um caminho que precisa ser reconstruído a fim de erradicar os casos de evasão escolar. Ou seja, a fim de promover mudanças nesse cenário, torna-se urgente que o Ministério da Educação promova a formação continuada do educador, por meio de reuniões para estudo, com o objetivo de estimular os professores, tornando-os agentes do aprendizado e, consequentemente, interessando os alunos. Além disso, urge que o Estado, em parceria com os órgãos midiáticos, promovam campanhas governamentais, conscientizando a população que a evasão é grande, além do impacto causado nos adolescentes que abandonam a escola, a fim de combater a problemática. Com essas medidas, acredita-se que a evasão escolar será, gradativamente, erradicada no país.
Resposta:
Diante das grandes temáticas que assolam o século XXI, o questão da evasão escolar e a realidade brasileira tomou proporções ostensivas, consolidou-se e permaneceu forte. Um breve olhar sobre a realidade do país evidencia que há uma parcela significativa de adolescentes entre 15 e 17 anos que deixaram os estudos.
Espero ter ajudado :)