Como fazer um relato?
Soluções para a tarefa
Em primeiro lugar, pense no tema sobre o qual quer escrever, aquilo que quer contar. Pense como quer que ele se desenvolva, o que é que quer contar e como será o final do relato. Pense bem na estrutura e se puder, pense em alguns detalhes.
2Coloque sua ideia no papel. Escreva tudo o que imaginar, do jeito que você pensar. Não tenha medo de se expressar, de contar tudo o que quiser e expressar o que sente. É um exercício maravilhoso que ajudará de forma pessoal e que também pode ajudar outras pessoas.
3A seguir, leia tudo o que escreveu, melhor se for em voz alta. Isso ajudará você a perceber se sua escrita é fluente, se suas orações fluem de uma forma natural ou, ao contrário, precisam de uma mudança para deixar de ser forçadas.
4Para conseguir um relato breve, assim como seu nome indica, deve conseguir ser breve. Para isso você deve usar o menor número de palavras possíveis. Procure palavras adequadas que contenham a máxima informação que queira dar e dessa forma economize no acúmulo de muitas outras, desnecessárias e repetitivas.
5Tenha muito cuidado com o uso de adjetivos. Não é necessário adjetivar muito, pelo contrário, é muito melhor se adjetiva pouco ou só quando for necessário. Adjetivar é a parte mais difícil na hora de escrever e se não for usada corretamente pode criar textos confusos, pesados e carregados de informação redundante e desnecessária.
6Não é necessário que explique tudo em seu relato. Ao ler ele em voz alta perceberá como grande parte da informação sobra. Fique com o que é relevante, com o necessário, com o que transmite informação de verdade. Evite o resto pois isso só pesará na sua obra sem contribuir para nada.
7Brevidade, concisão, resumo, ideias conectadas por verbos que expressam movimentos, ação, passo do tempo e circunstâncias novas. Essa é a principal característica do relato breve.