como fazer para convenser o funcionario a usar epi?
Soluções para a tarefa
1. Faça uma reunião e explique a possível demissão com justa causa
Quando os empregados tomam ciência da obrigatoriedade do uso do EPI e de que a negativa pode gerar a demissão por justa causa, muitos começam a utilizá-lo. No entanto, não explique essa possibilidade em tom de ameaça, mas sim com um teor educativo, mostrando que a empresa se preocupa com a profissão do colaborador.
2. Conscientize os funcionários acerca da importância do uso do EPI
Faça os funcionários realmente perceberem a importância do uso do EPI. Para isso, elabore treinamentos e cursos com simulações de situações, de forma a exemplificar como os equipamentos protegem a integridade física. Desse modo, a equipe perceberá que o uso é benéfico para o próprio empregado, não só para a empresa.
3. Informe sobre a possibilidade da culpa concorrente caso sofram acidente de trabalho
A culpa concorrente pelo não uso do EPI pode significar instabilidade financeira (receber menos em eventual indenização) e prejuízos legais. Traga exemplos práticos e demonstre situações em que o empregado sofreu danos administrativos por ter culpa concorrente pelo não uso dos equipamentos de segurança.
4. Exponha como as multas podem obrigar a reduzir o quadro de funcionários
A empresa é uma grande equipe. Por isso, os prejuízos financeiros decorrentes de penalidades comprometem o quadro de funcionários e acarretam em demissões. Explique que as multas pela não utilização de EPI podem comprometer a saúde financeira da empresa e gerar cortes. Novamente, preze pelo tom educativo.
5. Ofereça incentivos
Em casos extremos, quando a empresa tem um alto índice de acidentes de trabalhos mesmo seguindo todos os programas de segurança, uma solução é dar incentivos aos funcionários pelo uso de EPI. Por exemplo, se alcançarem determinado período sem ocorrências, receberão um incentivo financeiro, uma folga ou até um jantar da empresa para todos os colaboradores.
Resposta:
Exponha para ele alguns exemplos de pessoas que perderam a vida ou ficaram inválidos por não usarem.
Se ele tiver família e mesmo assim se negar a usar, comece a dá multas que mexendo no bolso dele será diferente.