como faz uma fundamentação teórica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem está começando a fazer um trabalho acadêmico seria: invista tempo e muito estudo ao desenvolver a fundamentação teórica.
E não é apenas uma percepção minha, não. A fundamentação teórica é, de fato, um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa científica.
Por essa razão, para desenvolver um bom TCC é fundamental que você dedique uma atenção especial à ela.
Então, esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa fundamentação teórica em seu trabalho.
O primeiro grande passo é entender o que é a fundamentação teórica de um trabalho, que também pode ser chamada de referencial teórico, revisão bibliográfica, revisão de literatura, abordagem teórica, embasamento teórico e por aí vai.
A fundamentação teórica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.
Você também deve ter em mente que a fundamentação teórica pode ser uma revisão integrativa ou sistemática. Então, é importante ficar por dentro desses assuntos.
Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A fundamentação teórica faz parte dessa estrutura. Quer dizer, é um item obrigatório nos trabalhos.
PARA QUE SERVE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA?
A fundamentação teórica serve, portanto, como embasamento teórico para a pesquisa que você está desenvolvendo.
Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.
Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico
Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio.
A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação