Como faço para montar esta peça?
PEÇA JURÍDICA- Direito Administrativo
João Pereira, Presidente da República, concedeu a qualificação de Organização Social ao Macuné Centro Universitário, pessoa jurídica de direito privado que explora comercialmente atividades de ensino e pesquisa em graduação em diversas áreas. Diante da referida qualificação, celebrou contrato de gestão para descentralização das atividades de ensino, autorizando, gratuitamente, o uso de um prédio para receber as novas instalações do centro universitário e destinando-lhe recursos orçamentários. Além disso, celebrou contrato com a instituição, com dispensa de licitação, para a prestação de serviços de pesquisa de opinião. Diversos veículos de comunicação demonstraram que José Pereira e Maria Pereira, filhos do Presidente, são sócios do Macuné Centro Universitário.
Indignado, Adalberto, cidadão residente no Município H, procura você para, na qualidade de advogado(a), ajuizar medida adequada a impedir a consumação da transferência de recursos e o uso não remunerado do imóvel público pela instituição da qual José Pereira e Maria Pereira são sócios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Primeiramente você deve saber que a peça correta cabível ao caso é a Ação Civil Pública, com base em crime de improbidade administrativa.
A base legal será a lei de licitações, a de improbidade administrativa e a lei de ação civil pública, subsidiando-se a CF.
Vale salientar que o referido crime pode estar tanto na esfera penal como cível, bastando para diferi-los a prova do dano ao erário. No caso em questão temos como dano a destinação de recursos orçamentários e patrimônios da união para uma empresa privada que aufere lucros.
Além disso, você deve citar a dispensa de licitação para as atividade de pesquisa de opinião, também constituindo crime.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás