Como explicar as várias formas de vida que surgem e desaparecem ao longo da história do planeta Terra?
Soluções para a tarefa
O surgimento e o desaparecimento de formas de vida são resultado de dois fenônemos: a evolução e as extinções, respectivamente.
Para entender mais sobre o assunto, é preciso conhecer cada um desses fenômenos.
Como as espécies surgem e desaparecem?
Ao longo da história do planeta Terra, o ambiente passou (e ainda passa) por diversas mudanças e eventos importantes, que alteram o meio no qual os organismos vivem.
Ao mesmo tempo, os seres vivos sofrem mutações em seu material genético, que geram novas características. Essas características acabam se acumulando, até que surja uma espécie totalmente nova.
A esse processo de mutações e surgimento de novas espécies damos o nome de evolução.
Dentro desse contexto de mudanças, existem dois principais caminhos:
- Se uma espécie possui características que permitem que seus representantes sobrevivam no meio, eles conseguem gerar descendentes e a espécie sobrevive;
- Se a espécie não consegue se adaptar ao ambiente, seus organismos acabam morrendo e não conseguem gerar descendentes, até que a espécie desparece. A esse processo damos o nome de extinção.
As extinções são processos importantes para a história do planeta, e algumas são tão marcantes que definem até períodos da escala de tempo geológico, como é o caso da extinção dos dinossauros.
Para conhecer algumas teorias por trás dessa extinção, confira: https://brainly.com.br/tarefa/2570595