Como explicar as temperaturas de ebulição tão diferentes do HF e do NH?
O modelo de ligações de hidrogênio que explica o comportamento da H2O em relação á temperatura de ebulição seria útil, também, para explicar as temperaturas de ebulição do HF e do NH3?
Soluções para a tarefa
Oi!
Sobre a existência de diferentes temperaturas de ebulição entre o HF e o NH, podemos explicar que estão baseadas na diferença de eletronegatividade entre os elementos Flúor (F) e Nitrogênio (N).
Por ser o elemento mais eletronegativo da tabela periódica, o flúor apresenta alta capacidade de atração de elétrons para suas redondezas, gerando assim, polo negativo.
Já o hidrogênio apresenta uma molécula sutil, de baixíssima eletronegatividade, ocasionando um polo positivo em qualquer molécula da qual seja componente.
Assim, o polo negativo se liga fortemente ao polo positivo e por conta disso, as interações intermoleculares ficam mais fortes e consequentemente mais difíceis de serem quebradas quando comparadas á molécula de NH₃.
O modelo de ligações de hidrogênio que explica o comportamento da H2O em relação á temperatura de ebulição segue o mesmo raciocínio acima.