Ed. Física, perguntado por angelavytorya15, 5 meses atrás

como evitar lesões esportivas?
urgenteeeee prfv ​

Soluções para a tarefa

Respondido por OSSIANRL
1

Dicas para prevenir lesões esportivas

Consulte-se com o médico. ...

Durma bem. ...

Não pule o aquecimento. ...

Trabalhe a sua coordenação. ...

Mantenha o corpo relaxado. ...

Hidrate-se. ...

Atente-se ao local de jogo ou treino. ...

Use os equipamentos adequados.

Respondido por skamily655
1

Resposta:

1. Consulte-se com o médico

2. Durma bem

3. Não pule o aquecimento

4. Trabalhe a sua coordenação

Ter uma boa coordenação é outro ponto que ajuda a evitar lesões esportivas, tendo em vista que a sua falta é outro fator de risco para o aparecimento de problemas do tipo. Por isso, dedique-se também a atividades que melhorem a coordenação como treinos funcionais, musculação, body combat e jiu-jitsu.

5. Mantenha o corpo relaxado

Uma partida importante pode deixar o atleta nervoso e tenso, o que faz com que o seu corpo fique mais rígido. Porém, é fundamental que ele se esforce ao máximo para manter-se relaxado e mandar a rigidez longe, já que ela também pode ser responsável pelo aumento do risco de lesões no esporte.Como a tensão inicia-se na mente, uma boa tática para relaxar é afastar os pensamentos que causam nervosismo da mente e focar-se em coisas boas, que geram tranquilidade. Além disso, respirar profundamente, massagens e deitar-se no chão podem ajudar a relaxar.

6. Hidrate-se

Não permita que a adrenalina do jogo faça com que você se esqueça de beber água periodicamente durante a partida ou treino, pois é a hidratação que ajuda a prevenir cãibras e lesões musculares. E não espere até sentir sede para repor água no seu organismo, pois quando esse sinal surge, o indício é que o corpo já se encontra desidratado.Deste modo, tenha sempre uma garrafinha por perto para não se esquecer de beber água e faça pequenos intervalos para ingerir o líquido.

7. Use os equipamentos adequados

Proteja-se o máximo que puder durante a prática do seu esporte. Se você tem joelheiras, capacetes, cotoveleiras, travas, caneleiras, protetor bucal e nasal, entre outros equipamentos de proteção à sua disposição, use-os. Eles podem até incomodar um pouco, mas diminuirão as chances de você sair lesionado.

8. Obedeça o seu corpo

Se antes do jogo você sentir uma dor ou perceber que lesionou alguma região do corpo, não jogue no sacrifício pois isso pode piorar ainda mais o seu problema. Converse com o treinador e o seu médico de confiança ou o responsável pelo seu time e trate a complicação. Então, quando estiver curado e recuperado você poderá voltar à ativa e dar 100% de seu desempenho no esporte.A mesma regra vale para os treinos. O surgimento de dores e desconfortos pode ser um sintoma que você anda exigindo demais do seu corpo. Quando isso acontecer, diminua a intensidade e duração, faça uma avaliação médica e reduza as suas chances de sofrer com a exaustão.Enfim, tenha sabedoria ao lidar com o seu corpo. Mesmo que você não seja um atleta profissional, você precisa dele para as tarefas do dia a dia. Não ultrapasse os limites, respeite os sinais que ele apresenta e cuide do seu instrumento para que você possa usufruir dele com eficiência.

9. Trabalhe outras áreas do seu corpo

Se você pratica um esporte que trabalha muito uma área específica do corpo, invista também em treinos que utilizem outras regiões quando você estiver de férias ou com tempo livre, para que assim você evite o risco de lesões esportivas decorrentes do excesso de uso de determinada região.

Perguntas interessantes