Português, perguntado por lucasrodriguesoxbjs8, 1 ano atrás

Como eu responde essa questão? Não entendi

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Carlquist
1
A ideia é refletir sobre cada um dos provérbios de maneira a explicar o que ele significa. A ideia de serem ideias conotativas, ou seja, que não tem compromisso com a verdade de movo direto, mas sim indireto, é o que faz os provérbios terem uma carga universal e até emocional.
Vou dividir em 3 itens, visto que temos 3 provérbios para estudar:

a) "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento."
O sentido conotativo está na metáfora entre uma pessoa de comportamento bom, uma pessoa bem apessoada, de características confiáveis e uma bela viola; mas o que está escondido por dentro, seus pensamentos maus, e seu caráter duvidoso possui um paralelo com o pão bolorento, conotando uma característica feia, podre, desgostosa.

b)"Quem desdenha quer comprar."
Esse provérbio não necessariamente se referencia na compra de produtos, pode-se empregá-lo ao aludir que uma pessoa se faz de difícil em relação à outra pois está interessado nela. A conotação está na ideia de compra, mas numa compra de ideia, no sentido de falar mal de algo que está acontecendo mas no seu íntimo saber que você concorda com aquilo, mas quer parecer que não.

c) "Em terra de cego quem tem olho é rei"
Seria o mesmo que no exemplo poderíamos dialogar com ele dizendo "em terra de ignorantes, o menos ignorante se destaca". A conotação está na ideia de que num lugar de predominância de uma característica, aquele que tem algo a mais é especial.
Perguntas interessantes