Como eu posso "nomear" os segmentos em um triângulo? Tem alguma regra pra isso? Por exemplo, se é DE ou ED, EF ou FE, DF ou FD
Soluções para a tarefa
Bom dia.
Em um triângulo apenas, não tem muita gravidade a forma que você descreve seus lados, embora haja uma forma ideal. Mas quando você compara dois ou mais triângulos, como por exemplo a questão de triângulos semelhantes, há regras que não podem ser esquecidas.
O ideal é sempre seguir uma LÓGICA. Essa lógica geralmente é a ordem alfabética em que os vértices são nomeados. Se você descreveu o primeiro segmento no sentido anti-horário, por exemplo, faça o mesmo como os outros.
DE, EF, FG.
A matemática não é só numérica, mas também lógica e estética. Preza a clareza e a beleza de seus argumentos e definições.
No caso de mais de um triângulo, quando comparados entre si, é essencial que esse cuidado seja utilizado, pois dele depende a clareza das informações que serão usada como provas dos teoremas de semelhança e congruência, por exemplo. Aí você não pode nomear um lado no sentido anti-horário em um e no seu triângulo semelhante o lado correspondente a ele ser nomeado no sentido horário. Perde clareza, então não se faz isso. É o chamado "rigor matemático": clareza, clareza, clareza.
Repare as indicações nas figuras abaixo. As imagens são do livro Fundamentos da Matemática Elementar, volume 9: Geometria plana, de Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeu. A coleção é excelente, e pode ser encontrada gratuitamente na internet.