Como estudamos nas nossas aulas ao longo da história os saberes geográficos apresentados tiveram grande importância, mas estavam dispersos em diversas obras. A partir do século XIX, gradativamente, os estudos geográficos foram superando o caráter descritivo e passaram a abordar análises das condições, históricas, culturais, políticas e econômicas dos povos e a organização do espaço. Com isso várias correntes geográficas surgiram para consolidar estas teorias. Leia o caso abaixo e depois relate em um texto de 10 a 15 linhas, qual é a corrente geográfica a que ele está relacionado e justifique suas resposta. “O departamento de planejamento urbano da cidade de Figueira do Sul está fazendo um projeto para expandir a malha do transporte urbano da cidade. O eixo norte sul cresceu muito e há necessidade urgente de ampliação e da construção de um novo terminal para abrigar mais de 15 linhas de ônibus. O local mais adequado para a construção do terminal é um bairro onde moram um grupo de imigrantes poloneses. Neste lugar existem casas, uma praça, uma igreja, uma escola e comércio. Várias construções teriam que ser demolidas e o bairro ficaria dividido em duas partes com o terminal no meio. O departamento de Patrimônio da cidade não gostou nada desta proposta. Para eles mais do que desapropriar áreas e demolir casas, este projeto atinge diretamente aspectos históricos, sociais e psicológico dos moradores. Este bairro é um “lugar” para eles e está carregado de afetividade e significações”.
Soluções para a tarefa
Olá!
A corrente geográfica que se faz menção no texto é a corrente de pensamento que tem o nome de geografia humanística ou geografia cultural. Tal vertente da linhas de pensamento sobre a geografia tem como objetivo valorizar a experiência de um indivíduo ou um grupo de individuo com o lugar onde o mesmo vive, de modo que esse lugar foi de certa forma adaptado com as construções e carrega um valor cultural para aquele grupo especifico.
De modo que essa linha de raciocínio compreende que para cada indivíduo existe uma visão distinta de mundo e cada ser possui um lugar especifico ao qual atrela determinado valor, seja por questões e vivencias nesse determinado local, seja por questões de laços referentes a suas origens ou questões culturais. De modo que para os habitantes dessa comunidade tal lugar pois mais que valor meramente monetário e sim um valor emocional e cultual.