Como estudado anteriormente, a fim de cumprir seu exordial papel de promover a formulação de um raciocino correto, a lógica deve analisar as proposições observando os preceitos dos chamados princípios básicos do pensamento racional. A veracidade da conclusão de um silogismo, por sua vez, é guiada por duas regras básicas. Quais são essas regras?
I - se as premissas forem verdadeiras, a conclusão é verdadeira
II – as proposições observadas devem ser muitas
III – Toda conclusão irá trazer uma generalização da relação encontrada entre os fatos semelhantes
IV - se as premissas forem falsas, a conclusão poderá ser verdadeira ou falaciosa.
V – a conclusão irá trazer sempre um probabilidade consideravelmente forte, sobre o que foi constatado nas premissas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV
Explicação:
está correta, pois em um raciocínio dedutivo a conclusão segue impreterivelmente aquilo que foi posto pelas premissas e a verdade das premissas é logicamente mantida na conclusão. Portanto, a veracidade da conclusão de um silogismo, por sua vez, é guiada por duas regras básicas: a) se as premissas forem verdadeiras, a conclusão é verdadeira; e b) se as premissas forem falsas, a conclusão poderá ser verdadeira ou falaciosa.
As únicas assertivas corretas sobre as regras da argumentação lógica são a I e IV. Portanto, para que um argumento seja considerado lógico, será necessário apresentar um silogismo (conclusão).
A importância da argumentação lógica
Se repararmos bem, não tem como você dizer que entende de algo, se não conhecer pelo menos um pouco sobre ele. Da mesma forma é a argumentação e a lógica. Quando chegamos a conclusão de algo lógico, precisamos informar o caminho que percorremos para chegar até ali, é ai que entra a argumentação. Ela mostra como foi o caminho até a lógica.
Para aprender mais sobre lógica, acesse: brainly.com.br/tarefa/32927104
#SPJ2