"Como estrelas na terra"Após assistirem ao filme façam uma análise relacionando a situação vivida pelo protagonista e as pessoas que são excluídas das práticas esportivas, seja na escola ou fora dela.
Soluções para a tarefa
longa retrata a realidade de muitas crianças que tem dificuldades de aprendizagem assim como Ishaan (Darsheel Safary), personagem central do filme, um menino de nove anos de idade que sofre de dislexia, distúrbio genético e neurobiológico que afeta várias pessoas no mundo. Logo no início do filme uma animação é mostrada para entendermos a imaginação e modo que Ishaan enxerga o mundo.
O transtorno de aprendizagem, ou dislexia, que o personagem tem é até então desconhecido e encarado como preguiça pela família e pela escola em que estuda, fazendo com que professores e diretores sugiram aos pais do garoto que o transfira para uma escola de crianças com deficiencias mentais, pois ele não consegue acompanhar o rendimento da turma.
Sem acreditar que Ishaan tenham algum tipo de déficit, seus pais resolvem no meio do ano letivo tocá-lo de escola, mas para um interna, em outra cidade, pois assim o garoto não teria contato direto com a família e deixaria de ser mimado, que segundo o pai, a mãe também teria culpa já que ela não o castigava tanto.
Assim como os de antes, os professores da atual escola estão preocupados apenas em preparar os alunos para o mundo da competição e da excelência, o que continua prejudicando a criança, pois ninguém ali percebe que todos são diferentes e suas habilidades também. Essa percepção se dará depois da contratação de um novo professor de artes Nikumbh (Aamir Khan, diretor do filme), que logo quando chega, já muda os conceitos de educação que ali reinavam, criticando também a maneira como as disciplinas eram aplicadas e passa a ensinar de forma mais didática o que era necessário aprender. Num ato de solidariedade, esse professor se dedica à ajudar Ishaan, que sempre foi discriminado e descobre no garoto que ele tinha um enorme talento para as artes, fazendo com que todos tenham respeito e admiração pela sua garnde capacidade em fazer algo que muitos não tinham tamanha habilidade.
Como Estrelas na Terra é um filme que deve ser assistido por professores, pais, sociedade em geral, pois ele traz uma discussão muito interessante a respeito do que venha ser a definição de inteligência para a gente, e de alguma forma é também uma tentativa de nos humanizarmos mais diante de situações em que temos de olhar para as diferenças do outro e amá-las.