como estava organizada a sociedade inglesa no seculo xvii
Soluções para a tarefa
A sociedade inglesa no início do século XVII, estava sob a tutela da dinastia Tudor e teve em Henrique VIII e Elizabeth I, o apogeu do Absolutismo, quando o poder do rei se sobrepunha ao da nobreza feudal e ao Parlamento.
Estava organizada:
1. a nobreza feudal, os antigos senhores das terras e a nova nobreza, chamada de gentry, resultado da reforma da Igreja promovida por Henrique VIII, quando confiscou terras da Igreja católica e as vendeu para burgueses ricos e comerciantes, que se dedicaram a agricultura comercial.
2. a burguesia monopolista, com riquezas acumuladas e privilégios junto a coroa, e a nova burguesia mercantil, que se dedicava a industria, principalmente têxtil, sem vantagens econômicas, sociais ou políticas.
3. o povo, formado por camponeses e novos trabalhadores urbanos, os pequenos comerciantes e os artesãos que moravam nas cidades.
Como expressão social político e ideológica, a religião da Inglaterra do século XVII estava dividida em:
os anglicanos, formados pela nobreza emergente e burguesia monopolista que apoiavam o absolutismo;
os católicos, formados pela nobreza feudal qua ainda tinham muitos dos seus privilégios mantidos;
os calvinistas, os protestantes, claramente anti-absolutistas, divididos em puritanos e defensores da república, e os presbiterianos, que defendiam uma monarquia parlamentar.
Bons estudos!