Como estava organizada a sociedade colonial hispano-americana por volta do seculo xix, quando eclodiram diversas lutas de independência na regiao?
Soluções para a tarefa
Nesta época a sociedade colonial hispano-americano era rigidamente classificada em "níveis" que tinham um forte componente racista.
No topo da sociedade ficavam os espanhóis "puros", que eram considerados os mais leais à Coroa. Abaixo deles ficavam os Criollos, descendentes de europeus, mas nascidos na América, considerados menos "leais" que os "europeus puros", e ocupando, por isto, uma posição intermediária.
Na base da sociedade ficavam os negros e os povos nativos, considerados inferiores aos europeus e seus descendentes, sujeitos à todo tipo de injustiça e tratamento indigno.
As colônias Hispano-americanas apresentavam uma sociedade fortemente dividida em classes, basicamente regidas pela cor da pele e pela origem étnica dos indivíduos.
A sociedade colonial hispano-americano
Os vice-reinados e as capitanias-gerais das colônias espanholas nas Américas deram lugar a países como Argentina, Guatemala, Peru e México, após estes conquistarem a independência.
- Antes disso a sociedade estava dividida entre os espanhóis "puros", que nasceram na Europa e foram enviados para comandar as colônias, tendo posição privilegiada na sociedade.
- Os Criollos, eram descendentes de europeus, mas nascidos na América, e estavam em uma posição social abaixo dos europeus "puros".
- Por último os negros e nativos eram considerados inferiores e eram explorados pela demais classes.
Entenda mais sobre a independência das colônias espanholas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11270727
#SPJ3