como estava organizada a sociedade colonial brasileira na época da produção açucareira
Soluções para a tarefa
Durante o período colonial, que foi do século XVI até o século XIX, a produção açucareira foi o carro chefe da economia brasileira durante muito tempo, principalmente no nordeste da colônia.
A sociedade era organizada com os grandes latifundiários como os mais poderosos, politica, econômica e socialmente. Abaixo deles, estavam os europeus que não eram latifundiários, mas comerciantes, mestiços e outros cidadãos livres. Na base da cadeia produtiva, estavam os escravos, que trabalhavam em todos os locais.
Para saber como estava organizada a sociedade colonial brasileira na época da produção açucareira, vamos analisar parte da história do Brasil abaixo.
A sociedade brasileira passou por um longo período de colonização. É importante lembrar que, durante este tempo, estávamos sob o domínio do Império Português, e que a organização pautava-se, mais ou menos, nas ordens que vinham da metrópole.
Chamamos de Sociedade Açucareira, os modelos sociais e culturais, assim como econômicos e políticos, advindos do período em que o Brasil se encontrou com o foco na produção de açúcar.
São características da sociedade açucareira:
- O uso do trabalho escravo, principalmente de negros escravizados;
- O patriarcalismo, ou seja, a força na figura do pai, do homem, que comandavam não só a casa, mas o engenho e também o governo regional;
- O modelo de exportação agrícola, com a produção de monocultura voltada ao mercado externo;
Assim, podemos dizer que a sociedade do açúcar estava organizada da seguinte forma: resumo
- As camadas sociais eram: escravos, trabalhadores livres, senhores de engenho, funcionalismo público e clero;
- No topo desse modelo estavam os senhores de engenho, no sentido de domínio e controle da força, já que o Estado não era organizado;
- Os trabalhadores livres viviam no entorno dos engenhos de açúcar, portanto prestando serviço aos senhores de escravos;
- Os escravos eram os mais explorados. De maneira desumana eram tratados como objetos, vendidos e controlados pela força;
- A resistência dos escravos, neste período, é uma das marcas da sociedade brasileira;
Agora que você já sabe como estava organizada a sociedade colonial brasileira na época da produção açucareira, que tal aprofundar seus conhecimentos com as questões a seguir?
Como era a vida no engenho de açúcar
https://brainly.com.br/tarefa/1920806
A expansão para o interior
https://brainly.com.br/tarefa/2059569
A introdução da mão-de-obra imigrante no Brasil
https://brainly.com.br/tarefa/2060103
-
Matéria: História
Nível: Ensino fundamental