Como estava dividida as terras á população ateniense durante o período homérico na Grécia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.
Resposta:
Explicação:
Atenas localizava-se na Ática, cerca de 30 estádios do mar, na encosta sudoeste do Monte Licabeto, entre os pequenos rios Cefiso (a oeste), Ilissos (ao sul) e Eridanos (ao norte), sendo que o último corria pelo meio da cidade. A cidade murada media cerca de 1,5 km de diâmetro, embora, em seu auge, subúrbios se estendiam bem além destas muralhas. A Acrópole ficava ao sul do centro desta área murada. A cidade foi queimada por Xerxes I em 480 a.C., mas logo foi reconstruída sob a administração de Temístocles, além de ter sido adornada com edifícios públicos por Címon e, especialmente, por Péricles, cujo governo (r. 461–429 a.C.) levou a cidade ao seu maior esplendor. Sua beleza era principalmente devida aos seus belos edifícios públicos, visto que as casas particulares eram, em sua maioria, insignificantes e as ruas mal definidas. No fim da Guerra do Peloponeso, a cidade tinha de 10 mil casas,[8] com uma estimativa de 12 habitantes por moradia, o que daria em uma população de cerca de 120 mil habitantes, embora alguns escritores estimem uma população de mais de 180 mil. A Atenas Antiga era constituída por duas partes distintas:
A cidade propriamente dita, dividida na "Cidade Alta" ou Acrópole e a "Cidade Baixa", cercada com muros por Temístocles. A cidade portuária de Pireu, também cercado com muros por Temístocles e ligava à cidade com as Longas Muralhas, construídas sob a administração de Conon e Péricles.