História, perguntado por josivaniapereir, 10 meses atrás

Como estava dividida a sociedade egípcia na antiguidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
A sociedade era bastante hierarquizada, onde cada grupo de um divisão social detinha funções e poder. Entre eles está o faraó, governante do Egito tendo totais poderes sobre a sociedade, além de ser reconhecido como um deus; Sacerdotes eram os responsáveis pelas práticas religiosas da sociedade egípcia, o qual ficava a baixo do faraó em poderes totais; Os Chefes militares,exerciam a segurança do faraó e bem como a proteção do território egípcio; Escribas, responsáveis pela escrita, onde estes se encarregavam de registrar acontecimentos e fatos importantes egípcios em hieróglifos; O povo egípcio e si, composta sobretudo por comerciantes, lavradores, pastores e artesãos; Escravos, a sua única função era a de trabalhar e não receber salário.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/401421#readmore
Respondido por laiusjocasta
3
A divisão social no antigo Egito:

Faraó: responsável pelo funcionamento político e administrativo do império, era considerado " o deus vivo".
Clero e nobres: o primeiro era responsável pelo culto aos deuses (sacerdotes) além de aconselhar o faraó na tomada de decisões. Os nobres pertenciam às famílias mais ricas do império egípcio, tb aconselhavam os faraós na tomada de decisões.
Funcionários reais e escribas: trabalhavam para o faraó e sacerdotes. Os escribas eram os responsáveis por registrar todas as informações do império.
Soldados/guerreiros: força militar do império, eram responsáveis por defender e/ou atacar outros povos para aquisição de riquezas.
Artesãos e comerciantes: formavam a base da sociedade egípcia antiga, serviam ao faraó e aos sacerdotes, eram responsáveis pela movimentação econômica do Egito antigo gerando riquezas e produção para as outras classes sociais acima deles. Ainda podem ser citados: pescadores e camponeses, além de escravos. 

Perguntas interessantes