Química, perguntado por rafa0415222, 8 meses atrás

Como está representado as massas atômicas dos últimos elementos químicos da tabela periódica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Xudrunsk
2
Olá!!
Primeiramente, devemos saber que a massa atômica dos elementos da tabela periódica não é a massa de um átomo. É a média ponderada dos isótopos existentes na natureza. Como assim? Para responder a essa pergunta, devemos entender o conceito ISÓTOPO: átomos de um MESMO elemento químico com número de massa diferente. Por exemplo, o Hidrogênio tem TRÊS isótopos: o prótio (massa 1), o deutério (massa 2) e o trítio (massa 3); outro exemplo, o enxofre. Coloquei para você uma foto dos três isótopos do enxofre com a ABUNDÂNCIA de cada um na natureza. Daí a importância de sabermos dessa informação. A MASSA DO ELEMENTO NA TABELA PERIÓDICA DEPENDE DOS ISÓTOPOS E DAS SUAS RESPECTIVAS ABUNDÂNCIAS. A média ponderada é isso, pegar o valor da massa, multiplicar pela abundância e dividir pelo total (100%). Vamos fazer com o enxofre?
(32 x 95) + (33 x 0,8) + (34 x 4,2) / 100
3040 + 26,4 + 142,8 / 100
3209,2 / 100
32,092.
Observação: os números de abundância foram arredondados para facilitar o cálculo. O importante é manter a ideia.

Ou seja, essa é a massa atômica do enxofre na tabela periódica. O valor aproxima-se muito de 32 porque o isótopo que está mais presente na natureza é o de massa 32 mesmo.

E por que toda essa ladainha para responder a sua pergunta?! Os últimos elementos químicos da Tabela Periódica são ARTIFICIAIS. Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.

Esses elementos possuem número atômico superior a 92, que é o número atômico do Urânio. Por isso foram denominados de elementos transurânicos. Ou seja, todos os elementos acima do Urânio (que são os últimos elementos da tabela periódica) são artificiais.

POR NÃO SEREM ENCONTRADOS NA NATUREZA, NÃO EXISTEM ISÓTOPOS, HÁ APENAS UM ELEMENTO COM O MESMO NÚMERO ATÔMICO E A MESMA MASSA, ASSIM, O VALOR DA MASSA É UM NÚMERO EXATO E INTEIRO. NÃO HÁ MÉDIA PONDERADA, JÁ QUE A ABUNDÂNCIA É DE 100% PARA O MESMO ELEMENTO.

Espero ter ajudado...

Bons estudos!!!!
Anexos:
Perguntas interessantes