Como está no mês da feira de ciências na minha escola, acabei ficando com o tema de experiências químicas, e estou com dificuldades para achar um experimento! O único que eu achei legal foi "Ovo na garrafa" Mas eu não sei se isso é uma experiência Química. E também se é legal de assistir!
Bem, as minhas perguntas; isso é um experimento químico?
E o que eu posso fazer?
Soluções para a tarefa
O ovo na garrafa e um experimento de física
Mas um experimento que você poderia fazer
Experiência 2 - Lâmpada de lava
Ingredientes
Pote transparente
Óleo
Água
Corante alimentício
Comprimido efervescente antiácido
Como fazer
Misture a água com o corante. Pegue o recipiente transparente, encha com a água com corante e o óleo: para cada medida de água deverá ser acrescentada duas de óleo. Quando a mistura estiver estável, ou seja, sem bolhas, deverá ser colocado o comprimido efervescente antiácido. O resultado é parecido com aquelas lâmpadas de lava. Fica bem legal!
Explicação
A primeira explicação para esse experimento é que a água e o óleo são uma mistura heterogênea, ou seja, apresentam mais de uma fase. O óleo é menos denso que a água, por isso fica na parte de cima quando ambos são misturados. Quando o efervescente antiácido é acrescentado, libera CO2 (gás carbônico), que como é mais leve que a água e que o óleo, “flutua”. Como está misturado à água, algumas partículas sobem com as bolhas do gás, dando assim o efeito de lâmpada de lava.
Experiência 3 - Areia movediça
Ingredientes
Recipiente de vidro
1 caixa de amido de milho (maisena)
2 copos de água
Como fazer
Em um recipiente de vidro, misture 3 copos de amido de milho e 1 de água por aproximadamente 5 minutos. Ao final, deve haver uma mistura homogênea grossa.
Explicação
Essa mistura age tanto quanto líquido, quanto como sólido. Isso acontece porque a mistura de amido de milho e água forma uma mistura conhecida como “não newtoniana”. Esse termo explica a capacidade que o líquido (ou sólido) tem de acordo com a pressão que é exercida sobre ele. Quando sofre uma pressão grande, fica duro como se fosse sólido, já sem pressão alguma, fica líquido.
Experiência 4 - Pilha de limão
Ingredientes
1 limão.
1 moeda de 5 centavos.
1 colchete de escritório ou 1 prego.
2 fios elétricos com garra de jacaré.
Uma lâmpada pequena de LED.
Como fazer
Faça dois cortes no limão. Um deles servirá para o prego e o outro, para a moeda. Após feitos os cortes e inseridos os materiais no limão, é preciso conectar os fios com garras de jacaré em cada um dos metais, ou seja, no prego e na moeda. É utilizado um fio para cada metal, de modo que uma das extremidades de cada um fique livre. As pontas que ficaram livres, conecte à lâmpada de LED.
Explicação
Essa experiência é semelhante a uma pilha estudada em eletroquímica. As pilhas são definidas como uma reação espontânea, na qual a energia química se transforma em energia elétrica. O limão é um elemento eletrolítico, ou seja, possui cargas positivas e negativas. O prego perde elétrons (oxida) e a moeda age como o polo positivo que recebe elétrons. Assim como em uma pilha de verdade, o limão faz a função do eletrólito, e os metais, o papel de eletrodos, resultando na geração de energia.