Biologia, perguntado por kalynesilva3500, 11 meses atrás

como está estruturado um cloroplasto?​


Usuário anônimo: A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacoides e as lamelas. Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena, que capta a luz.

Soluções para a tarefa

Respondido por marta122g
0

Resposta:

Explicação:

Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde. É um dos três tipos de plastos pigmentados, ou cromoplasto , sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Os plastídeos não pigmentados são chamados leucoplastos, podendo ser amiloplastos (armazenam amido), oleoplastos (armazenam lipídeos), ou proteoplastos (armazenam proteínas). Há uma interconversão entre os tipos de plastídeos. Isto ocorre no esverdeamento dos tubérculos de batatinha expostos à luz, onde os amiloplastos se diferenciam em cloroplastos. Os diferentes tipos de plastídeos se diferenciam a partir de proplastídeos, presentes em células meristemáticas.

Cloroplasto é a organela onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelos da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e multiplicar-se.

No seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias, o estroma. O sistema de membranas onde se encontra a clorofila encontra-se organizado em tilacóides, agrupados em grana.

A fotossíntese típica dos cloroplastos também é realizada por algumas bactérias, as cianobactérias, o que é considerado como uma das evidências nas quais se baseia a teoria endossimbiótica de origem dos cloroplastos. Segundo esta teoria, os cloroplastos teriam se originado de uma cianobactéria ancestral vivendo em simbiose dentro da célula eucariótica precursora. Essa teoria também é empregada para explicar a origem das mitocôndrias

Respondido por laralacerdatuler5
1

Resposta:

Explicação:

Os cloroplastos são organelas celulares que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios, componentes típicos de uma célula vegetal. Formados a partir do proplastídio (organela pequena e sem cor) na presença de luz, os cloroplastos são encontrados em plantas e também em algas e apresentam grande quantidade do pigmento verde denominado clorofila.

→ Estrutura de um Cloroplasto

Assim como todos os plastídios, os cloroplastos são organelas formadas por uma dupla membrana, as quais estão separadas por um espaço intermembranas. Sua forma, nas plantas, é discoide e apresenta cerca de 4 a 6 micrômetros de diâmetro.

Internamente, apresenta o estroma, uma matriz relativamente homogênea na qual se encontra um sistema elaborado de tilacoides (estruturas que se assemelham a pequenos sacos achatados), que, por sua vez, podem formar pilhas que recebem o nome de granum. O conjunto de várias pilhas recebe o nome de grana. Os tilacoides do grana são interligados aos tilacoides que atravessam o estroma. Vale destacar ainda que as membranas dos tilacoides apresentam carotenoides e clorofilas, além de transportadores de elétrons e o complexo ATP-sintase, o que demonstra sua importância no processo de fotossíntese.

Anexos:
Perguntas interessantes