Como está constituído portal do Catedral de Notre Dame?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Catedral de Notre-Dame ou Nossa Senhora de Paris, representa o estilo gótico francês em todo o seu esplendor.
O monumento começou a ser construído no ano de 1163 e, desde então, é uma referência fundamental da cultura ocidental (a Catedral é considerada como um Patrimônio Mundial da UNESCO).
No dia 15 de abril de 2019 a Catedral sofreu um incêndio de grandes proporções.
Depois de mais de 850 anos de existência, a Notre-Dame de Paris recebe, em média, 20 milhões de visitantes por ano.
Características da Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame de Paris foi construída no meio de ruas estreitas e muitas casas, um contexto bastante distinto se compararmos com o espaço aberto que hoje a rodeia.
A Catedral é dedicada à Virgem Maria ou à Notre Dame (Nossa Senhora, em francês). Maria, mãe de Deus, encontrou ressonância numa sociedade em que as mulheres, cada vez mais sozinhas por causa das cruzadas, se envolveram na espiritualidade de maneira diferente.
Esse período coincidiu com o nascimento do humanismo teológico, que abriu o caminho para a percepção de um Deus mais próximo e a reivindicação do mundo sensível (criação) como uma expressão da luz divina.
A construção buscava novos recursos arquitetônicos que procuravam fornecer luz e altura, tanto nas obras quanto nas artes plásticas integradas ao edifício. Cofres de cadinho, contrafortes, arcobotantes (criados apenas para Notre-Dame), vitrais e rosetas uniram-se ao poder de uma arte cada vez mais naturalista, que permitiu expressar a fé renovada do povo em relação ao seu Deus.
Qualquer mortal que tenha chegado à entrada da igreja sente imediatamente a grandeza incontestável daquela massa de concreto repleta de símbolos, lendas e histórias.
Portanto, em primeiro lugar devemos destacar a monumentalidade e o seu poder simbólico, sublinhando a importância da construção para a arte gótica. Compatível com uma visão do mundo teocêntrica, cada espaço do edifício gótico foi diligentemente cuidado e, embora muitas vezes não tenha uma função específica, cada espaço recebeu a atenção detalhada de artesãos que acreditavam que Deus os observava.
A nave (parte principal de uma igreja) de Notre-Dame tem 35 metros de altura, pode receber cerca de 6 mil pessoas e é dividida por vários arcos. No corte feito neste desenho da catedral, dá para ver a parte interna da nave, onde os arcos superiores têm vitrais que ajudam na iluminação.