Como essas peças chegam aos Estados Unidos?
Como é feito o pagamento da empresa pelas peças adquiridas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
COMPRA E ESTOQUE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO
A manutenção de u'a máquina vital à produção necessitará desde o início de sua vida produtiva útil, um estoque de peças de reposição? Pela parada dessa máquina é possível esperar a cessação de lucros e prejuízos pelo não aproveitamento de máquinas subseqüentes e da mão-deobra. O comprador e o chefe de manutenção, que devem tomar a decisão sôbre a estocagem de reposição, devem conhecer o montante do prejuízo a esperar:
a) pela parcela do lucro não realizado (cessante);
b) pela parcela das despesas desnecessárias e custos fixos não aproveitados pela parada.
Com o valor do prejuízo total, por período, pode o comprador calcular se, na expectativa de um defeito eventual, êle deve ou não estocar certas peças dispendiosas de reposição. A literatura mostra métodos diferentes para proceder a uma decisão dêsse tipo. O problema é visto sob o ângulo da Engenharia Econômica por ENEVOLDSEN(2) e ELGEE(3).
ENEVOLDSEN sugere diminuir o custo do elevado investimento em peças de reposição grandes e caras, criando cooperativas de emprêsas necessitadas dos mesmos sobres salentes. Um único depósito comum é mantido por todos. Seria, para exemplificar, como se tôdas as emprêsas da Baixada Santista e de Cubatão (SP) - Petrobrás, Light, Cosipa, Koppers etc. - estivessem concordes em manter um armazém em condomínio para a reposição das peças mais caras repetidas em tôdas as emprêsas. Um exemplo seria um motor elétrico de 100 CV de determinada rotação.