História, perguntado por manu19102002, 1 ano atrás

Como essa charge explica a Revolução Russa?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por samueloliveira16
86
Bem, a charge nos mostra que a extrema desigualdade social, aliada a uma má administração e derrotas em sucessivas guerras, levou o povo russo a se manifestar contra a situação deplorável em que viviam, com isso, tiraram o czar do poder, e adotaram o comunismo.

manu19102002: Muito obrigada!!
samueloliveira16: Que isso! Foi nada.
Respondido por Guimasf
0

A charge apresenta o contexto anterior à revolução, na qual o povo vivia em péssimas condições. A monarquia absolutista, repressão, os privilégios dos nobres, pobreza, fome e a participação em sucessivas guerras que pioravam a situação do povo.

Revolução Russa (1917)

Foi uma revolta armada que colocou fim ao czarismo e deu início ao governo socialista na Rússia. É dividida em duas fases. A revolução de fevereiro foi quando após uma série de revoltas e greves, o czar Nicolau II abdicou do trono. Foi estabelecido um governo provisório. Nesse momento, os sovietes (formados pelos trabalhadores) e a burguesia exerciam o poder.

Ocorriam muitas divergências de interesses entre a burguesia e os trabalhadores, principalmente na questão da saída da guerra. Os burgueses pretendiam continuar no conflito.

Assim, ocorre a revolução de outubro de 1917, quando os bolcheviques derrotaram os monarquistas, as invasões estrangeiras e tomaram o poder. Os bolcheviques, aliados aos sovietes, estabelecem o governo socialista.

Lenin foi o primeiro líder do governo.

Consequências da Revolução Russa

  • Governo socialista.
  • Estatização de empresas e bancos.
  • Saída da Primeira Guerra Mundial.
  • Intervenção estatal na economia.
  • Fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
  • Separação entre Igreja e Estado.
  • Reforma Agrária.
  • As fábricas passaram a ser controladas por trabalhadores.

Leia mais sobre Lenin: https://brainly.com.br/tarefa/21503687

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes