Ed. Física, perguntado por inaradonascime65, 6 meses atrás

como Esparta e Atenas viam o esporte?​

Soluções para a tarefa

Respondido por edivaniaparente03
1

Resposta:

Na transição entre os períodos Homérico e Arcaico, temos o desenrolar de um paulatino processo de desintegração das comunidades gentílicas e o surgimento das primeiras polis gregas. Com o passar dos anos, esse tipo de unidade sociopolítica passou a caracterizar o perfil de toda a Grécia Antiga. Independentes entre si, principalmente pelas dificuldades de comunicação, essas cidades-Estado acabaram tomando características que aprofundavam suas diferenças.

Para exemplificar esse tipo de situação, tomamos costumeiramente as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego. A começar por suas origens, podemos ver que enquanto os espartanos descenderam dos guerreiros dóricos, os atenienses são originários dos povos responsáveis pela formação da tradicional civilização creto-micênica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sob o ponto de vista econômico, os atenienses aproveitaram de sua posição geográfica para desenvolver um intenso comércio marítimo com as colônias estabelecidas no Mediterrâneo e na Ásia Menor. A necessidade de desenvolvimento comercial também esteve ligada à pouca disponibilidade de terras férteis ao longo de seus domínios. Já em Esparta, a grande disponibilidade de terras e a aversão aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrícola autossuficiente e um comércio bastante restrito.

Respondido por kimberlileaosilva
0

A primeira função era que o exercício físico tinha uma importância militar, pois mesmo Atenas não sendo uma pólis militar -como Esparta-, eles utilizavam o esporte como forma de ensinar técnicas da guerra para a utilização em possíveis guerras futuras, por exemplo: as lutas, que era um esporte integrante dos jogos, servia para a guerra também, que era basicamente luta corpo a corpo; o lançamento de dardos poderia ser trocado por uma lança; etc. Além disso, também integrava o homem à sociedade, capacitando-o à uma vida civilizada, em função disso o esporte era tido como uma forma de educação também, pois fazia parte da socialização dos jovens e velhos gregos.icação:

ESPERO TER AJUDADO !!!

Perguntas interessantes