Português, perguntado por isadiogov, 10 meses atrás

Como escrevo uma carta? dê as características e linguagem

Soluções para a tarefa

Respondido por agathambt
1

Resposta:

A carta pessoal é um gênero discursivo muito antigo e, ao mesmo tempo, ainda muito usado na sociedade contemporânea. Cumprindo a função básica de conectar pessoas distantes, a carta virtualizou-se, transformando-se em e-mail ou em outras tantas formas de comunicação instantânea, continuando a ser um dos gêneros mais fundamentais da humanidade.  

Quando conversamos com amigos ou pessoas íntimas, costumamos usar uma linguagem descontraída e, em alguns casos, confidencial. Isso ocorre porque nossa língua reflete o grau de envolvimento que possuímos com nossos interlocutores. Nesse sentido, há expressões que só usamos com amigos ou assuntos que só discutimos com quem confiamos. Esse nível de linguagem, com alguma intimidade, é comum em cartas pessoais.

uma carta pessoal, normalmente, é escrita para tratar de assuntos que circulam em redes restritas de intimidade. Por isso, assuntos íntimos são muito presentes nesse tipo de texto.

Características

A carta pessoal, para além da estrutura básica de todas as epístolas (outro nome para carta), também tem algumas características particulares. Dentre elas, vale destacar:.

Estrutura

Apesar das diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade, tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos, os quais são:

Data;

Destinatário (para quem é remetida a carta);

Corpo do texto;

Saudação e assinatura.

É importante ressaltar que essa estrutura fixa costuma ser exigida em vestibulares, mas, em outros espaços de produção, é comum que algumas das partes listadas não apareçam.

espero ter ajudado . <3

Perguntas interessantes