“Como escreve Hegel na Fenomenologia: ‘O botão desaparece no florescimento, podendo-se dizer que aquele é rejeitado por este; de modo semelhante, com o aparecimento do fruto, a flor é declarada falsa existência da planta, com o fruto entrando no lugar da flor como a sua verdade. Tais formas não somente se distinguem, mas cada uma delas se dispersa também sob o impulso da outra, porque são reciprocamente incompatíveis. Mas ao mesmo tempo, a sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual não apenas elas não se rejeitam, mas, ao contrário, são necessárias uma para a outra, e essa necessidade igual constitui agora a vida do inteiro.’” (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. p. 103. v.III.)
No trecho, Hegel apresenta a dialética da realidade de forma imagética. Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação possível da educação, segundo tal ideia.
Alternativas:
a)
A educação se realiza plenamente quando toma o aluno naquilo que ele é, percebendo que sua condição material (sustentação da vida) é que dá origem à concepção que tem do mundo e de sua própria vida.
b)
O passado do aluno deve ser considerado na educação; porém, é preciso entender que há mínima interferência dele na ação do educando; o momento sempre novo não tem relação direta com o momento anterior.
c)
Os diferentes momentos da história de um indivíduo são todos trazidos em sua memória – eles são integralmente reproduzidos no fazer cotidiano; isto é que deve ser trabalhado no processo educativo.
d)
A ideia de superação mostra que nenhum projeto educacional tem condições de ser realizado plenamente, já que o objeto (homem) não pode ser tomado em seu todo.
e)
A educação não é algo estático, pois o homem não pode ser entendido de forma fixa e última. Este homem deve aprender a interpretar sua história dentro de seu contexto – mesmo com as mudanças, ele permanece sendo quem é.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
LETRA : E
Explicação:
A EDUCAÇÃO NÃO É ALGO ESTATICO , POIS O HOMEM NÃO PODE SER ENTENDIDO DE FORMA FIXA E ULTIMA . ESTE HOMEM DEVE APRENDER A INTERPRETAR SUA HISTORIA DENTRO DO SEU CONTEXTO, MESMO COM AS MUDANÇAS , ELE PERMANECE SENDO QUEM É.
Perguntas interessantes
Física,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás