Como eram os movimentos sociais no século XIX e XX?
Soluções para a tarefa
Movimentos sociais do século XX
Os movimentos sociais influenciaram não somente as relações sociais, mas também as artes. Os quadrinhos, em especial, refletiram a efervescência dos movimentos sociais do século XX. Veja como os quadrinhos podem te ajudar a revisar História para o Enem!
O século XX foi certamente o mais agitado da história da humanidade. Tivemos duas grandes guerras mundiais, um período tenso de Guerra Fria e o medo de um apocalipse nuclear. Somado a isso, os movimentos sociais efervesceram pelo mundo todo.
Surgiram conflitos internacionais no oriente médio, nasceram diferentes movimentos artísticos, tivemos um grande o salto tecnológico, consolidamos os direitos naturais e do ser humano entre diversas outras coisas. Sendo assim, o século XX desperta a atenção de diversos estudiosos, e com razão.
Os conflitos sociais e políticos do período acabam sendo refletidos nas expressões artísticas, como os quadrinhos. Embora estudiosos tracem históricos do surgimento das histórias em quadrinhos para antes de 1900, o século XX mostrou ao mundo o potencial desta mídia. Mas o que movimentos sociais e as HQs têm a ver?
Ajude o Curso Enem Gratuito a continuar melhorando.
Responda à pesquisa e ganhe um e-book sobre Como se Preparar para a Redação do Enem 2019
Super-heróis e movimentos sociais
Primeiro, vamos ao epicentro da história. Nos Estados Unidos, durante as décadas de 60 e 70, os conflitos sociais tomaram grandes proporções. Movimentos como o feminista, o negro e de contracultura hippie se manifestaram tão intensamente que ganharam destaque internacional.
Muitos jovens se uniam a estes ideais revolucionários na intenção de contradizer a geração de seus pais e mudar sua sociedade.
Estas manifestações eram representadas nas HQs por meio de personagens que incorporavam alguma dessas ideias, como o personagem Luke Cage, Pantera Negra, Falcão, no que se refere ao movimento negro, Miss Marvel e Mulher Hulk, na questão da representatividade feminina e, por fim, o grupo de heróis X-Men que aglutinava toda a questão da luta das minorias.
Não sei do século XIX amigo!