Como eram os modelos de sistema solar para os egípcios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse conjunto foi nomeado pelos antigos egípcios como “a estrela demônio” e chamou a atenção dos estudiosos do céu. Entretanto, no passado, acreditava-se que se tratava de um sistema binário. Mais tarde, confirmou-se que Algol é formado por três estrelas que orbitam entre si.
O mais interessante e surpreendente desse sistema localizado na constelação de Perseus é que suas duas estrelas principais se eclipsam, gerando um ciclo de regularidade perfeita: quando a estrela maior diminui sua intensidade por 10 horas, os observadores sabem que ela está sendo eclipsada pela menor, um fenômeno de 2 dias, 20 horas e 49 minutos de duração.
Milhares de anos depois de os egípcios descobrirem e utilizarem esse sistema, cientistas começaram a estudá-lo: em 1881, Edward Charles Pickering acreditou se tratar de um sistema binário e, anos depois, Joel Stebbins, utilizando um fotômetro e medindo o espectro, supôs que havia um terceiro objeto envolvido.
Pouco tempo depois, a suposição foi confirmada. Atualmente, o interferômetro CHARA permite ver a dança desses três elementos com clareza absoluta e impressionante.