como eram os jovens de 1970? que música eles gostavam e o que eles faziam?
Soluções para a tarefa
jovens dos anos 70.
Começaremos com o visual dos jovens. Será que mudou algo? É o que veremos...
O visual e a atitude jovem, ao longo da década, migrou do riponga e do black power da virada dos anos 60 para os 70 uma diversidade que ia da agressividade do punk ao chique e colorido da disco music e da new wave no final daqueles anos. Herança da contracultura hippie, as batas, pantalonas, saias, e vestidos com estampas floridas ou étnicas, com influências ciganas e indianas, e os cabelos compridos deram o tom da moda jovem na primeira metade da década. Teve uma vez que tentaram por em moda a saia "midi",uma saia com comprimento até o meio do joelho, mas foi um fracasso, pois a minissaia e blue jeans tomaram espaço.
Os hippies, mesmo sem querer, ditam a moda. Eles que apenas pregavam a paz, o amor, a celebração da natureza, não seguiam moda, se vestiam de maneira livre, se adornando com maquiagem colorida, estampas floridas, sandálias, homens deixavam seus cabelos crescerem, as roupas eram basicamente de materiais naturais como lã e o algodão.
A classe média gostou do que viu e tratou de copiar. Regras da moda caíram por terra, a liberdade de vestir, de ser e de pensar era a lei. Cada um se vestia do jeito que mais gostava. O jeans toma conta das ruas e a partir daí não existia uma só pessoa que não os usava. Os jeans eram peças universais, unissex. Ídolos como Janis Joplin ou Jimmi Hendrix agregavam ao guarda-roupa peças nostálgicas dos anos 20 e 30, como os chapéus desabados, veludos, cetins e estolas de pluma, que viravam manias entre os fãs.