como eram chamados os protetores das artes e das ciencias durante o periodo do renascimento cultural ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foram os mecenas.
Explicação:
Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68–8 a.C.), influente conselheiro do Imperador romano Augusto, que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.
O comportamento de Mecenas tornou-se um modelo e vários governos valeram-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem. O termo mecenas, nos países de línguas neolatinas, indica uma pessoa dotada de poder ou dinheiro que fomenta concretamente a produção de certos literatos e artistas. Num sentido mais amplo, fala-se de mecenato para designar o incentivo financeiro de atividades culturais, como exposições de arte, feiras de livros, peças de teatro, produções cinematográficas, restauro de obras de arte e monumentos.
Os mecenas - Protetores das artes e das ciências do Renascimento Cultural
Os mecenas eram nobres, integrantes do clero e comerciantes que tinham apreço pelas artes e promoviam seu incentivo por meio de financiamentos em dinheiro direcionados aos artistas que produziam arte de uma maneira que os agradava, e que pareciam ter futuro promissor no mundo acadêmico e artístico.
Na atualidade, aqueles que incentivam a arte de forma monetária também são chamados mecenas, pois auxiliam as criações de ordem intelectual. Os primeiros mecenas foram poderosos por causa da Igreja Católica e do comércio, atividades que os envolviam.
Mais sobre os mecenas: https://brainly.com.br/tarefa/9649065